sábado, 30 de janeiro de 2016

Ponta pé inicial do Blog em 2016

Saudações Rubro Negras!

Espero que me desculpem pois este post será um pouco mais longo do o esperado, visto que há uma sério de coisas que quero discutir com vocês.

Primeiro falar da pré temporada do Flamengo que me surpreendeu. O aparato tecnológico, o cuidado com as lesão no passado recente dos atletas, confesso que fiquei positivamente chocado de ver essas coisas no Flamengo. Mas é bom lembrar que isso teve um preço, o Mais Querido ainda está com a parte física um pouco abaixo dos 4 adversários que enfrentou até o momento, o que não significa que não estaremos prontos fisicamente quando as maratonas de jogos começarem, muito pelo contrário, acredito que estaremos com preparo físico sem ter nenhum jogador "estourado" para competir em alto nível.

Falar de desempenho do time é ainda mais complicado. Não podemos analisar um time que tem pelo menos 2 ou 3 potenciais titulares. Mas podemos (e devemos) analisar o desenho tático que o Professor Muricy vem desenhando para o Mengão e que eu acredito que vai funcionar.

Os dois amistosos nordestinos o time estava um pouco perdido, acredito que estavam buscando entender na prática aquilo que o Muricy apresentou pra eles. O jogo contra o Patético Mineiro ficou claro que o time já dá sinais desta compreensão e fez um segundo tempo excelente, com marcação pressão e buscando o gol. Por último no carioqueta o time estava nitidamente cansado, se arrastando no campo a partir dos 40 minutos do primeiro tempo.

O novo desenho tático que o Muricy está implementando no Maior do Mundo, o tal do 4-1-4-1, vem a cada jogo ficando mais claro. Com a posse de bola dominada os laterais avançam, os zagueiros abrem e o 1º volante entra centralizado, formando a linha de 3 "zagueiros" e saindo com a bola dominada. Que fique claro que isso não é inovação do Muricy, os principais times do mundo fazem isso hoje em dia pois tem se mostrado muito eficiente. Dito isso, no Mengão ainda está um pouco complicado e a culpa não é do Muricy e sim da peça que está ali. Particularmente neste inicio de temporada não podendo contar ainda com o Cuéllar (lembrando que ele ainda tem que se adptar, então não pensem que chegará voando), eu teria colocado o Canteros no lugar do Márcio Araújo naquela posição, é um pouco mais lento, mas tem passe infinitamente melhor e se posiciona melhor, precisando inclusive de menos "correria", ademas, eu não gosto do futebol do MA e ele seria a minha última opção da posição, inclusive com o Jonas Granada sem Pino e a joia da posição que atende pelo nome do Ronaldo.

Com a linha de três zagueiros formada (seja com este mesmo volante ou um dos laterais que não sobe ao ataque) o time parte para frente onde os dois homens de meio campo avançam por dentro e os meia-atacantes/pontas avanças pelos lados fazendo a diagonal e infiltrando para dar opção junto ao guerreiro. Para isso temos boas opções de bom nível no elenco, pelo lado direito, Cirino e Gabriel, pelo esquerdo, Sheik, Éverton e Ederson, que pode jogar ali ou de meia, lembrando que ele que não chegou ainda este ano pois faz um trabalho diferenciado para não sofrer com lesões e nos desfalcar. Vale lembrar que ele é muita bola e bem fisicamente não consigo ver ele fora deste time. Um questão delicada e, pra mim, triste, é que eu estou vendo a idade do Sheik finalmente pesar. Não atacando, ele se entrega ao máximo é joga muito, mas taticamente e na composição do sistema de marcação do meio campo ele deixa muito a desejar. Entenda que não me refiro àquelas bolas que ele chega e tira na raça, e sim as outras 10 que ele não vai e fica de mão na cintura no meio campo esperando a jogada adversária concluir. Sei que não se pode cobrar de um cara de 37 anos que corra como um cara de 25, mas o que eu questiono é se ele tem espaço tendo o Ederson e o Éverton em condições de jogo. Claro que o Ederson é uma incógnita, mas eu estou acreditando no departamento médico e de fisiologia com a tecnologia que trouxe para o Mais Querido e acredito que este ano ele não machuca. E aí? Acho que melhor que esquentar o banco é que se realmente surgir a proposta da China que deixe ele ir fazer seu último pé de meia, afinal, ele já é ídolo da torcida e não precisamos de mais um ídolo saindo pelas portas dos fundos no fim do ano. Digo isso com muita tristeza, mas acho que é o melhor caminha para ele e para o clube.


Na frente o Guerrero que apesar da má fase do fim do ano passado (parte da culpa da nossa estrutura como bem lembrado pelo Muricy) e um reserva que também da conta do recado e é cria da casa, o Kayke, além do Tiago Sales e Baggio que são garotos com potencial, vamos ver no que dá.

Dos laterais não acho que há muito a se dizer, Rodinei de todos os novatos é o que mais está sentindo o peso da camisa, ainda nervoso e tenso, não conseguiu ainda apresentar o futebol que o trouxe ao Maior do Mundo, mas acho que ele precisa apenas de um pouco mais de tempo, até porque a opção a ele é o Pará, não dá. Menino Jorge ainda jogando muita bola, porém com um pouco de dificuldade de se adaptar as mudanças táticas do Muricy, mas já no ultimo jogo o achei mais solto e subindo mais ao ataque. Chiquinho no meio não dá, um reserva do Jorge na lateral e olhe lá, e rezar para nenhum dos nossos laterais ficarem fora de combate por tempo longo, senão é Pará e Chiquinho que vamos ter que aturar mesmo.

No meio, 2º e 3º homens de meio de campo, o Arão tá pedindo passagem. Não acredito que o Muricy o tire do time, tem sido o destaque e nosso melhor jogador, recompõe com eficiência e marca muito alem de infiltrar na área muito perigosamente, sem Alan Patrick (não me convenceu ainda, foi irregular pra mim ano passado, ainda arrisco dizer que só foi avaliado com bom rendimento porque a nossa carência no setor era absurda, mais teria caído fácil se o Ederson não tivesse machucado), sem o Ederson (que além de meia-atacante/ponta, pode também jogar ali no meio) e o Mancuello (titular do meio esquerdo na minha opinião).

O gol então é uma dor de cabeça que eu acredito que qualquer técnico do Brasil gostaria de ter. Dois goleiros de excelente nível. PV estava acomodado na posição, principalmente depois da sua lesão em que o garoto César (garoto, ótimo goleiro, não poderia ser o segundo goleiro do Fla, não estava pronto e corremos sério risco de termos queimado uma joia da nossa base, com muito futuro, coisa que o Mais Querido faz com competência a bastante tempo). Muralha, ótimo goleiro, chegou cheio de vontade de mostrar serviço e tem plenas condições de bater de frente com PV. Dito isto, acredito que o Muricy irá cumprir o que disse em entrevista quando colocou o Barcelona com exemplo pra explicar o revesamento de goleiros que pretende fazer, o que para nós é excepcional, pois teremos dois goleiros muito bons (os 2 estão entre os 6 melhores do país na minha opinião) e com ritmo de jogo, ou seja, em caso de lesão como ano passado, nada mudará para nós, pois o outro assume seu lugar com tranquilidade.

Na zagua, Juan, apesar da idade tem feito jogos excelentes, compensando sua falta de velocidade com técnica e posicionamento, com desarmes precisos e coberturas perfeitas. Wallace continua com suas falhas jogo após jogo e não tem condição de titular do nosso time. Eu teria colocado o César Martins que apesar de não ter sido regular também ano passado, ele é mais alto, mais rápido, é um jovem que tem um futuro e o Wallace está em fim de carreira. Eu creio que o Muricy manteve o Wallace não por sua parte técnica e sim por usa liderança e por ser o capitão do time, mas creio também que vai chegar em breve um zagueiro e ele vai esquentar o banco.

Dito tudo isto e tudo dando certo, nossos gringos se adaptando rapidamente ao futebol brasileiro e todos nossos craques em forma física e técnica e a disposição do professor Muricy, eu acredito que o Flamengo titular ideal é o seguinte.

Desculpem, mais uma vez, me estender mas queria, neste primeiro post, fazer um panorama geral da minha visão de 2016 até o momento do Maior e Mais Querido do Mundo.

Pra cima deles Mengo!
SRN

Nenhum comentário:

Postar um comentário