domingo, 28 de fevereiro de 2016

Flamengo Ideal

Saudações Rubro-Negras!

É certo que nosso time está evoluindo, a cada jogo fica mais claro que estamos tomando forma e a expectativa é muito positiva.

Mas como nem tudo na vida são flores, ainda há pontos preocupantes apesar do bom caminho até agora.

A entrada do Cuellar na "primeira volância" deu uma movimentação e uma melhora na qualidade de passe que promete ser muito boa, mas precisamos ter um pouco de paciência, pois o garoto (sim! ele ainda é um garoto! Apenas 23 anos!) está chegando agora no futebol brasileiro e, ainda sendo otimista, deve oscilar em alguns jogos, mas ainda assim está anos-luz na frente da de Márcio Caramujo!!!

A zagua, sem sombras de dúvidas melhorou bastante, e (tenho que ser justo?!?), o próprio Wallace teve um aumento de rendimento e está quase não está entregando o ouro 15 vezez por jogo em todos os jogos seguidos... Ainda assim, a entrada de César Martins me deixou com a pulga atrás da orelha...

Eu juro, juro mesmo, na falta de um "zagueiro nível A" que só deve chegar para o Brasileiro (se chegar..) eu estava disposto a dar um voto de confiança ao Wallace, mesmo sob risco de ter uma parada cardíaca antes do mesmo voltar (se é que vai um dia) a jogar uma temporada regular como em 2013.

Mas ai ele, por infantilidade, em um campeonato que eles sabem que os juízes farão tudo pra prejudicar os times que pertencem a primeira divisão e beneficiar os frequentadores assíduos da serie B, dá um bico na bola depois do arbitro ter apitado falta (ignorando que já tinha cartão amarelo).

Ouvindo ou não o apito, tentando ou não retardar o jogo, o fato é que com sua ausência do jogo ele permitiu que uma zagua que eu gostaria de ver em ação se formasse. Juan e César Martins.

César Martins já tinha feito um bom jogo ao lado de Wallace em um clássico, neutralizando muito bem um dos melhores centroavantes do Brasil na atualidade e, apesar de sentir o ritmo de falta de jogo (algo que é normal) se recompôs rapidamente e teve uma atuação boa.

E então veio o jogo contra Cabofriense, Juan e César Martins fizeram um jogo ao qual aquele voto de confiança do Wallace ir para o espaço.. E, mesmo com a proteção da zagua sendo feito pelo Márcio Caramujo, eles tiveram uma excelente atuação, com um sistema defensivo consistente...

Fico imaginando como seria está dupla de zagua com o meio de campo do jogo contra o Florminense, com Cuellar W. Arão e o Mancuello.

Outro entrave em nosso time que tem que deixado com a pulga atrás da orelha é a disciplina tática do Sheik. Não precisa me xingar, eu também gosto muito dele, é um marqueteiro nato, sabe mexer com o brio da torcida do Mais Querido, mas ainda assim, tem me incomodado a falta de função tática no ataque, vendo ele ocupar espaços que "pertencem" a outros jogadores e se embolando com eles e deixando um buraco no corredor esquerdo do campo, além da insistência em cavar falta o tempo todo e querer resolver tudo sozinho sem tocar a bola. Fora estas questões, a cada jogo fica mais claro para mim que o Sheik não tem mais gás para atacar e recompor taticamente para formar o famoso 4-1-4-1 de linha defensiva que o Muricy vem trabalhando, deixando inúmeras vezes o time no 4-1-3-2, sendo que com o corredor esquerdo desfalcado de primeiro combate, que vem sobrecarregando o Mancuello nesta função e isso não me agrada em nada... Jogador que cansa cobrindo companheiro perde o gás na reta final da partida e não rende tudo que pode...

Para complicar ainda mais a vida do Sheik, essa semana o Ederson (que por sinal rende maravilhosamente na posição que o Sheik joga, as melhores atuações em sua carreira foi por aquele lado) retornou ao time e, ao que parece, já está no tão sonhado por nós torcedores, no 100% fisicamente como nosso departamento médico e de fisiologia prometeram. É um jogador de mais qualidade, mais rápido, mais habilidoso e mais novo... Pois se o Sheik tem uns 5 anos a menos talvez ele ainda tivesse vaga neste meu time titular do outro lado, pois é mais jogador que o Marcelo Cirino, sem dúvida, mas este sim, vem cumprindo seu papel tático a risca e cobrindo o lado direto sem deixar brechas...

Precisamos ter em mente que esse não retorno dos pontas pode não fazer tanta falta agora contra time pequenos e de baixo nível técnico, mas farão muita falta contra times mas forte no Brasileirão.


Por fim, mas não menos importante, acho que o Muralha precisa de algumas oportunidades. O Paulo Victor foi irregular última temporada e oscilou entre boas e más atuações este ano. Um revezamento de goleiros neste momento nos ajudaria a saber de fato qual é a real condição de cada um e como diria Waldir Ribeiro, o Didi, jogo é jogo, treino é treino. Minha opinião usa como base a temporada de 2015 que ambos goleiros fizeram e, neste critério, Muralha leva bastante vantagem em relação ao PV. Portanto, se eu tivesse que escolher hoje, Muralha seria meu titular. Repito, acho que ambos deveriam ter oportunidades em um revezamento.

Considerações sobre as posições, de certa forma polêmicas, segue meu Flamengo ideal para 2016.

Seja este ou qualquer outro Flamengo quem o Muricy escale, claro, iremos torcer, vibrar e apoiar, afinal, somos Flamengo até morrer!

SRN

Nenhum comentário:

Postar um comentário